domingo, 6 de julho de 2008

O meu trabalho

Há já algum tempo que sou informático e que trabalho na área de informática prestando apoio por telefone (tipo call center). O meu primeiro verdadeiro computador só surgiu quando já estava na faculdade a estudar Engenharia Electrotécnica e computadores.
Agora que estou a falar nisso, sei que escolhi esta área porque era uma área em desenvolvimento na qual poderia ter um bom futuro. Mas o que aconteceu foi que simplesmente desisti do curso só concluindo cerca de 1 ano e alguma coisa. Não posso dizer que tenha sido pela dificuldade, mas sobretudo pela falta de motivação, interesse e identificação com o que estava a aprender. Lembro-me de aprender a programar circuitos e perceber claramente que não queria fazer isso a minha vida toda.
Ainda tentando concluir o mesmo, comecei a trabalhar num call center, nem imaginem, de um ISP (Internet Service Provider, i.e., fornecedor de acesso Internet) onde prestava apoio informático. É claro que nunca me senti peixe na água e então decidi mudar de emprego para um outro ISP (vejam lá). Após alguns meses, e talvez porque continuava sem me identificar com o que estava a fazer, mudei para uma outra empresa pertencente à anterior que era uma empresa (não devem mesmo estar à espera) de alojamento de páginas agora (vai lá mudei finalmente lol). Já tendo criado um currículo extenso e conhecimento profundo da área de informática, percebi que me era difícil encontrar algo senão na área de informática ou call center. Depois de me despedir desse outro emprego, estive 6 meses à procura de outra coisa, mas acabava sempre no mesmo. No entanto consegui, passado esse tempo, encontrar outra função num call center, de reservas de milhas online, onde já fazia algo diferente, mas talvez porque eu não acreditava, não me dava qualquer sustentabilidade monetária. Então passado pouco tempo, e porque talvez na minha cabeça o dinheiro somente está nas empresas de informática, fui contratado por uma empresa de renome internacional para prestar apoio técnico por telefone onde me encontro até hoje.
Contando e pondo a minha história por palavras, esta torna-se tão hilariante que me faz sorrir ao ler o que escrevo e digo para mim que o meu sofrimento somente foi criado por mim. Digo sofrimento porque até hoje sempre me senti frustrado com o que faço somente porque há muito (ainda na faculdade) percebi que esta não era a área onde sentia que estava a fazer algo que gosto ou sonho. No entanto, lá me fui tornando melhor conquistando todo o espaço possível e tornando-me de facto um profissional que percebe imenso de informática, mas também continuando, um imbecil (lol) por estar onde não pertenço nem procurando ir ao encontro dos meus sonhos. Para ser sincero, eu já tenho uma área onde quero prosperar, e até já me formei nela, agora talvez o meu medo seja ter receio de não prosperar tanto como em informática?!
Penso que o meu conceito de prosperidade está caducado uma vez que nunca enquadro nela gostar mesmo do que faço. Talvez o faça por palavras mas na minha cabeça, somente quando estou a fazer algo que não me agrada é que sinto que mereço receber bem por isso (um pouco sádico). Tudo o que faço por prazer, dou-o com o coração totalmente aberto e totalmente gratuito. Pobre programação social estúpida (lol).

Sem comentários: